Monday, September 19, 2005

Os netos do Dr.Brizola

Os netos do Dr. Brizola
A nossa geração viu o Figueiredo sair, a esperança entrar, as diretas já, o Tancredo morrer, o Sarney mudar tudo de lugar, o Collor nos envergonhar, o FHC não existir, o PT assumir.
Mas o que a nossa geração não viu, ou se viu foi muito pouco, foram homens com a Paixão do Dr. Leonel. Esta paixão nos fará falta, e falta ainda maior aos nossos filhos.
Não falo de política, de partido, de ideologia. Falo de Paixão pelo que se pensa, Paixão pelo que se diz, Paixão pelo que se faz, pelo que se ama, a Paixão que faz a vida andar e ter sentido.
Não uma simples "ficada" numa festa, um namoro com o emprego, uma "pegada" no batente. Falo de perseguir ideais, qualquer que eles sejam, falo de assumir responsabilidades com o nosso coração, falo de casar com a nossa alma.
E aí eu penso...E agora? A Clarice, a Lispector, só lendo. O Chico, fez 60, o Pink Floyd e o Deep Purple não tão mais nem aí, O Cazuza virou filme e deixou o Ney com o Pedro Luis e a Parede...
Sei que tem gente aí, Los Hermanos, Saia Justa, o Rappa, o Marcelo D2, sei, gosto e respeito.
Mas, por favor, estou falando de Paixão com P maiúsculo.
Nossos avós estão prá lá de oitenta, os pais passando os sessenta, e a gente aqui vendo se ir a gente deles que de certa maneira foi nossa, pessoas que, como eles, falaram mais forte, mas não só pra nós, para todos nós.
Eu preciso saber com quem vou deixar meus filhos!
Eu preciso saber quem vai ter coragem de falar por nós, de escrever por nós, quem vai cantar e tocar por nós contando de verdade, e sem medo, o que a gente sente. Quem vai ter coragem de dizer o que a gente quer? (se é que a gente sabe!)
E quem de nós vai ter coragem e paixão pra querer de verdade alguma coisa, qualquer que seja.
O que pensam, o que sentem e o que querem os filhos do Chico e da Marieta, netos do Dr. Leonel e pais de QUEM?
Por que, um dia, QUEM vai nascer vai precisar de PAIXÃO.

Coluna escrita para o site de variedades poavibe.com.br

No comments: